Leitores do Mundo ao Meu Redor

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Não quero ser mais um na multidão.


Passar por esta existência sem deixar marcas não faz sentido. Concordo com os que dizem que uns aqui parecem para isso mesmo, mas nem todos. Recuso-me a ser mais um.

Finalmente despi-me de uma capa protetora que nos isola da opinião alheia. Trocar idéias é fantástico. Impô-las e julgar por julgar não fazem meu gênero. Não combinam comigo. E o que combina? Bem, tô nessa pra descobrir. Se não fosse assim, já teria partido.

Não me canso de discutir, mesmo que seja comigo mesma, o significado da existência. O que nos faz sentir que estamos aqui. Será que outros animais sentem também? E as plantas? E as bactérias? Será que existe algum conceito de vida num organismo desse? Pode chamar de piração o que eu chamo de questionamento. Se não fosse o ato de questionar, não teríamos evoluído até onde nos encontramos agora. São diversos os exemplos. Se não fosse pelo teólogo polonês Nicolau Copérnico (1473 - 1543) não se descobriria naquela época a revolução da Terra em torno do Sol. Há tantos exemplos! O físico inglês Robert Hooke (1635 - 1702) descobriu a unidade básica de organismos vivos. O início do entendimento de que somos realmente feitos. O filósofo alemão Immanuel Kant (1724 - 1804) que ao publicar seu livro "Crítica da Razão Pura", propôs que existe uma classe de conhecimentos que constituem verdades que não dependem de comprovação e que são necessárias para a compreensão do mundo. Pano pra manga na filosofia. O lingüista suíço Ferdinand de Saussure (1857 - 1913) que definiu a linguagem como um fenômeno social e, portanto, mutante. A gramática (sinto muito, Bechara) não é o pai das regras. Posso passar um bom tempo enumerando pessoas que tornaram nosso entendimento mais detalhado. E que simplificaram, quero dizer, mostraram que o mundo é muito mais complexo que imaginamos. E que o melhor é que isso parece não ter fim. Há sempre o novo. E por isso devemos continuar a busca.

A busca está diretamente ligada ao conhecer. Sim, é isso mesmo que quero dizer. Estude, leia... Nunca é demais. Não adianta pensar que outros vão fazer por você. A não ser que você concorde com o discurso "sou mais um na multidão". Não sei se um dia vou chegar a marcar meu nome na História. Muita prepotência de minha parte achar isso, mas sei que ao meu redor posso adicionar. Minha mensagem por essa é: transforme positivamente o mundo ao seu redor. Procure SOMAR. Procure se descobrir... Procure descobrir de que é feito esse mundo ao seu redor. E pra que que você foi colocado nele.

Acho que é assim que começamos a sacudir as palavras. *Risos*

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando nos dispomos a fazer alguma diferença,mesmo que seja entre as poucas pessoas que convivemos diariamente já estamos deixando nossa marca. Concordo que somos nós que regulamos a qualidade de seres humanos que somos. Ótima reflexão, se conseguíssemos passar essa forma de pensar para as próximas gerações brasileiras muita coisa iria mudar para melhor. beijos ! lena